Navegação – Mapa do site

Nota prévia

Manuel Carlos Silva
p. 5-6

Texto integral

1Este número duplo da revista, embora com uma maior abertura intertemática – a qual foi assumida pela Direcção do Centro de Investigação em Ciências Sociais para possibilitar a publicação de artigos que não se enquadravam nos números temáticos entretanto publicados – apresenta todavia uma sequência lógica de textos que se concatenam em termos de afi nidade temática.

2Num primeiro conjunto de trabalhos o enfoque incide sobre as desigualdades e exclusões sociais, em termos teóricos gerais, desde os clássicos aos autores mais actuais. Aos processos de exclusão e (re)produção de pobreza não é alheio o Estado que através do sistema prisional tem como alvo os pobres negros americanos, assim como as relações porosas da justiça, instância central do Estado, com os media, propiciando situações de tratamento desigual.

3Quando se aborda o tema das desigualdades e exclusões sociais um dos eixos centrais de análise tem a sua ancoragem no tema das classes sociais, reflectido neste número da revista, no conceito de classe nas suas dimensões estrutural e histórico-processual, nos mecanismos e potencialidades da concertação social entre classes pela via neocorporativa de inspiração social-democrata com uma composição tripartida: sindicatos, asssociações patronais e Estado. De entre as classes é aqui relevada a classe operária ou, mais precisamente, os trabalhadores da construção civil nas suas migrações pendulares sazonais do Norte de Portugal para a Galiza como resposta estratégica aos processos de precarização e/ou repulsão do mercado de trabalho com salários baixos e incertos.

4É, porém, também nos processos de reprodução social e sob a pressão do modelo competitivo e de rentabilidade que em vários sectores se reproduzem constrangimentos, desigualdades e exclusões sociais, seja nos espaços escolares, designadamente sobre jovens de elite por razões de género, nacionalidade e classe, seja no quadro escolar e familiar em fenómenos pouco conhecidos como a dislexia, seja ainda em contexto hospitalar em torno de riscos inerentes a actividades de certos profissionais da área da imagiologia.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Manuel Carlos Silva, « Nota prévia », Configurações, 5/6 | 2009, 5-6.

Referência eletrónica

Manuel Carlos Silva, « Nota prévia », Configurações [Online], 5/6 | 2009, posto online no dia 15 Fevereiro 2012, consultado o 21 Outubro 2017. URL : http://configuracoes.revues.org/76

Topo da página

Direitos de autor

© CICS

Topo da página