Navegação – Mapa do site

Nota prévia

Manuel Carlos Silva

Texto integral

1Este número 11 da revista Configurações, intitulado “Desenvolvimento e Território ”, sob a coordenação de Paula Remoaldo, Joel Felizes e Eduardo Duque, visa trazer ao conhecimento e ao debate alguns artigos sobre a relação entre sociedade e espaço-tempo, mas orientados para uma utilização eficiente e justa dos recursos naturais e, com esta, a potenciação de um desenvolvimento sustentável, amigo do ambiente e suscetível de assegurar o bem-estar para as populações presentes e gerações futuras.

2O território não só é condicionado pela estrutura social como é um fator que configura e confere sentido, quer no que concerne as relações sociais de inclusão-exclusão, proximidade-distância, solidariedade-oposição, quer relativamente aos processos de (sub)desenvolvimento, nos quais pontificam os diversos modelos teóricos sobre o desenvolvimento e correlativas estratégias sociopolíticas em confronto. O espaço (e o tempo), embora estejam condicionados pelas estruturas sociais, não são, portanto, simples recipientes passivos das diversas formas sociais mas constituem recursos materiais específicos e, enquanto fatores relativamente autónomos e coexplicativos, comportam constrangimentos e possibilidades da (inter)ação social e produzem efeitos próprios do meio social e ambiental, sobre o qual atuam as diversas forças económicas, as instâncias político-administrativas e os diversos atores sociais coletivos e individuais.

3De facto, os temas em torno do território e desenvolvimento, que têm sido objeto de estudos empíricos e de reflexão por parte de membros da linha de investigação Organização, Território e Desenvolvimento, estão na ordem do dia, quer no debate científico e académico, quer na agenda mediática e nas preocupações dos cidadãos, pelas repercussões que têm nas suas vidas quotidianas. Os organizadores deste número dão conta dos diversos contributos e evidenciam como estes, não obstante a diversidade de olhares, se integram e complementam num todo coerente, pelo que me dispenso de fazer mais considerandos a este respeito.

4A Direção do CICS congratula-se com a edição deste número temático de Configurações, o qual congrega prestimosas colaborações de especialistas nacionais e estrangeiros. Resta-nos agradecer aos autores dos artigos e aos avaliadores dos mesmos o seu trabalho e colaboração e, em especial, aos colegas Paula Remoaldo, Joel Felizes e Eduardo Duque pela cuidada coordenação deste número da revista.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Manuel Carlos Silva, « Nota prévia », Configurações [Online], 11 | 2013, posto online no dia 06 Outubro 2014, consultado o 22 Outubro 2017. URL : http://configuracoes.revues.org/1894

Topo da página

Direitos de autor

© CICS

Topo da página