Navegação – Mapa do site

Nota prévia

Manuel Carlos Silva

Texto integral

1Este novo número 10 da Configurações focalizado nas políticas públicas é certamente um tema de interesse não só científico como social e político. Neste sentido, possui tanto pertinência científica como relevância social e política para estudiosos e cidadãos interessados nas políticas públicas e suas repercussões sociais nas vidas das pessoas. Por outro lado, este número, sem abranger obviamente os inúmeros temas de políticas públicas, começa por questionar e confrontar a lógica das dominantes tendências neoliberais na gradual desestruturação do Estado Social e das políticas sociais em diversos contextos geopolíticos em distintas esferas: o emprego, a educação, a saúde, a habitação, a política urbana, o turismo, entre outras. Por fim, a agregação dos diversos textos aqui publicados tem a vantagem de trazer ao conhecimento público trabalhos de reflexão teórica e/ou empírica focalizados em diversos quadrantes lusófonos: Portugal, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe e sobretudo Brasil.

2Devo, enquanto Diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS), uma palavra de apreço e agradecimento aos autores dos artigos e aos avaliadores dos mesmos. E, por fim, uma palavra de reconhecimento ao colega Fernando Bessa Ribeiro que, enquanto coordenador da Linha de Investigação Trabalho, Desigualdades e Políticas Públicas, se prestou a ler e a organizar comigo os diversos textos, para além do apoio à edição da Ângela Matos, Secretária do CICS, na sua interface com a Editora Húmus e a atenta revisora Margarida Baldaia.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Manuel Carlos Silva, « Nota prévia », Configurações [Online], 10 | 2012, posto online no dia 19 Setembro 2014, consultado o 27 Junho 2017. URL : http://configuracoes.revues.org/1533

Topo da página

Direitos de autor

© CICS

Topo da página